Quando estive em Paris, o meu vicio foi comer Macarons... docinhos lindos, maravilhosos e super saborosos =D ADORO!!!! A LADURÉE foi onde eu andei a comer estes belos docinhos e provar quase um de cada (e acreditem que há mesmo muitos!!!). Andei a sondar (chatear literalmente) alguns conhecidos de França para me darem a receita (não que eu não fosse confiar nos que já foram feitos por cá).
FINALMENTE, a receita e tive a minha experiência e apesar do mito "podem não ficar bem à primeira", os meus ficaram eheheheh
INGREDIENTES (mais ou menos para 30 unidades):
130g de clara de ovo (mais ou menos 4 ovos)
90g de açúcar refinado
150g farinha de amêndoas (amêndoas trituradas - em pó)
210g de açúcar de confeiteiro
1 pouco de corante em pó (opcional)
"Dica 1": Balança electrónica será uma mais valia, pois os franceses dão muita importância às receitas e quantidades especificas da doçaria.
"Dica 2": Separar a clara e a gema dos ovos alguns dias, pelo menos dois e até uma semana, antes de fazer os Macarons, guarde as claras num tupperware fechado no frigorifico. Este tempo de repouso faz com que a conhecida albumina do ovo perca a elasticidade, o que facilita para batê-las em neve. Tirar as claras da geladeira uma hora antes da sua utilização. (ATENÇÃO: NÃO há risco de salmonelas? Porque o problema é a gema e tantas pessoas já comeram Macarons e ninguém teve problemas ehehehe (só dores de barriga se comermos muitos ahahaha)
"Dica 3": Utilizar sempre corante em pó, o corante líquido dá humidade à massa, o que não é bom para conseguir que a "casca" fique crocante.
MODO DE PREPARO:
1 - Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, com um liquidificador. O objetivo é obter um pó bem fino (tem mesmo de ser) e peneirar. Aguarde.
2 - Noutro recipiente, coloque as claras de ovo e o açúcar refinado, bata as claras em neve. Durante este processo, se desejar acrescente um pouco de corante em pó (se não os Macarons vão ficar cor creme, como os meus). Três maneiras para saber que a mistura está no ponto: no batedor fica uma ponta em forma de bico; A espátula fica de pé no meio; Virar o recipiente e colocar por cima da sua cabeça, o conteúdo não pode cair (adoro este último!!! - o meu não caiu ahahaah). Se cair é porque não estava bom :p
3 - Acrescente metade da mistura que fez em 1 (farinha de amêndoas + açúcar de confeiteiro). PONTO CHAVE, misturar muito delicadamente, com uma espátula, sair do centro da massa em direcção ao exterior do recipiente, apoiando a espátula no fundo e levantando a massa ao mesmo tempo (tudo muito lentamente, cuidado). Ao mesmo tempo vamos girando o recipiente como o relógio no formato de "6 em 6 horas" (mistura delicadamente e roda das 12h até as 6h e sempre assim desta forma).
Vá misturando, quando a primeira metade da mistura em pó já estiver misturada, acrescente a segunda metade e continue com a mesma forma de misturar. O pior é saber qual a hora de parar, que será quando retirar um pouco dessa mistura com uma espátula e levantar, tem de cair de forma fluída, se demorar para cair é porque ainda não está!!!
Se a massa ficar fluída demais os Macarons vão parecer biscoitos :(
Se a massa não ficar fluída vão parecer suspiros
Tem de ser o meio termo!!! Uniforme e fluída q.b.
Se não ficarem bem à primeira não desanimar é ir tentanto :) mas posso garantir que é raro alguém conseguir à primeira, mas se eu consegui, com calma vocês também conseguem!!! É seguir a receita :) e os meus 30 Macarons desapareceram à velocidade da luz!!! AHAHAH
4 - Quando a massa estiver pronta, colocar mais ou menos metade num saco de confeiteiro, com um bico liso, cobrir o tabuleiro com papel vegetal e fazer bolinhas de mais ou menos 2cm de diâmetro: os seus Macarons (atenção têm de fazer as bolinhas separadas)
(pode-se usar um pouco de massa nas pontas para colar o papel vegetal ao tabuleiro, existem também tabuleiros de silicone, com o formato desenhado)
5 - Deixar os Macarons "repousarem" fora do forno entre 15 a 30 minutos. Só estão prontos para ir ao forno quando encostar o dedo (levemente) na superfície de um Macaron e o dedo não colar.
6 - Levar os Macarons em forno pré-aquecido, entre 130°C e 150°C. pode variar conforme o forno que usar. O tempo de forno também variar, apesar da "regra" serem 12 minutos e abrir o forno a meio para sair a humidade. Se tiver mais do que um tabuleiro, convém ir trocando a posição deles a cada 3 minutos. O Macaron está PRONTO quando a parte de cima estiver dura, brilhante e a parte debaixo com um “colarzinho” típico (para quem conhece é fácil perceber de imediato).
7 -Tirar do forno e deixar arrefecer. Depois disso, descolar os Macarons do papel vegetal. Separar os “pares” de Macarons segundo os seus tamanhos.
8 - Segurar uma parte do Macaron, colocar o recheio (com um saco de confeiteiro ou uma colher de chá) unir o segundo Macaron. Coloque num prato ou bandeja e leve ao frigorífico (pelo menos 24 horas).
O recheio pode ser o que quiserem :)
- Ganache de chocolate; chocolate branco com cachaça e raspas de limão (caipirinha); Geleia, Creme de baunilha, Tulicreme (ahahah), Nutella (maravilha!)... existem milhares de recheios possíveis!!!
O meu foi Ganache de chocolate e fiz outro com sabor a baunilha mas de cor vermelha (corante alimentar)
Espero que gostem e partilhem comigo as vossas experiências!!! Beijinhos
Aureola / "colarzinho" |
Lindos lindos e com um aspecto divinal!!! Parabéns!!! :D
ResponderEliminaros seus ficaram muito bem, os meus ficaram parecendo biscoito mas todo o mundo comeu aqui em casa (com medo rsrsrs) vou tentar novamente!!!! Obrgd pela receita.
ResponderEliminarNeide