Actualização dos últimos acontecimentos relativos às lixeiras a céu aberto, ao redor dos ecopontos e da recolha do lixo porta-a-porta dos resíduos domésticos.
Hoje como havia publicado, a dita reunião... teve a duração de uma hora onde estiveram presentes duas pessoas do departamento (as quais não vou mencionar no blog, por razões obvias).
Depois de muita conversa "bla bla whiskas saquetas" lool vamos ao que interessa:
Já todos nós sabemos que o país atravessa um momento muito difícil economicamente... e que estão a fazer planos de reestruturação, despedimentos etc... todos sabemos isso e todos vemos as noticias, então fiquei a saber que existiam duas pessoas a fazer a recolha dos ecopontos (o condutor e outra pessoa que era quem manobrava grua), neste momento é apenas o condutor que o faz, rua a rua, ecoponto por ecoponto, sai do camião da recolha, manobra a grua, tira a reciclagem dos contentores, volta para o camião e siga até ao próximo... resumindo, perde tempo e tempo é dinheiro! enfim.
Os senhores da recolha, que costumavam trabalhar aos sábados, fizeram contas ao seu ordenado e faziam apenas 2 sábados, parando no terceiro porque "o valor que recebiam já ia passar ao escalão de IRS seguinte e portanto não lhes compensava"... great !!! Isto está cada vez "melhor" (e com tendência a piorar!!)
A recolha porta-a-porta dos resíduos domésticos que frequentemente falham... ou por plenários ou avarias, dizem eles que as peças nem sempre estão disponíveis e demoram algum tempo a chegar... e que por isso contrataram outra empresa para que estas lacunas pudessem ser colmatadas, sempre que houvesse avarias, em substituição levariam os camiões dessa empresa (and guess what, o hilariante é sair da reunião e hoje não foi NOVAMENTE feita a recolha!!!) mais uma nota negativa!
Quanto às lixeiras a céu aberto e lixo em redor dos ecopontos, contrataram outra empresa para recolher este lixo (o que é certo é que teve uma ligeira melhoria... mas ainda estamos na ligeira)...
No mesmo âmbito a falta de civismo que origina estas situações, dois pontos fundamentais... PODEM E DEVEM fazer queixas e denúncias, sempre que presenciarem despejo de lixo nestas circunstâncias, enviando um email detalhado com a ocorrência para os serviços gerais da Câmara e se possível com imagens. Outro ponto é que não é possível nem passível a colocação de caixotes do lixo perto dos ecopontos nem perto dos que são recolhidos porta-a-porta, pois caso isso acontecesse as pessoas pagavam a taxa mas iam despejar o lixo nesses contentores e não nos domésticos e seria dinheiro desperdiçado pela Câmara (ou uma coisa, ou outra e não ambas!)
Para finalizar a denuncia que fiz, vai finalmente surtir efeito e a pessoa em questão vai ser autuada e espero que lhe sirva de lição a ele e aos que pensem fazer o mesmo...
Também foi dito que estão mais fiscais a fazer patrulha nas zonas criticas e a aplicação de coimas
Opinião geral: Sinceramente não acredito que haja mudança, a mudança tem de começar nas pessoas, na educação, na moral, bons costumes, cultura e civismo... depois disso ha que actuar a fundo na mentalidade, começar a aplicar coimas duras e é necessário que as pessoas percebam que se trata da saúde pública, que olhem à sua volta e vejam que vivem em locais limpos, onde as crianças crescem e vivem em harmonia com a natureza, que os adultos vejam um futuro bom para eles e para estas crianças que não merecem ver um mundo sujo nem tão pouco viver nele, se todos fizermos um bocadinho... muitos bocadinhos juntos fazem a diferença.
Obrigada,
Sara
P.S. amanhã será feito mais um contacto telefónico a pedir satisfações sobre a não recolha do dia de hoje... qual será a próxima desculpa???
Obrigada Ana pela informação de como correu a reunião.
ResponderEliminarDe qualquer forma mantenho a minha opinião que o 1º problema a ser resolvido é da recolha efectiva pelos serviços.
Ainda ontem ao fazer a Av. Barbosa do Bocage a pé como habitualmente, se verifica que mesmo com contentores privados, muita gente tem mais lixo do que o suportado pelo recipiente pelo que acaba por colocar o excedente ao lado.
Ora não havendo a recolha, e sendo as instruções (pelo menos a mim) que deixe ficar o contentor na rua "que quando houver disponibilidade passam por lá", o mais provável é que os animais sejam atraídos, sacos rasgados, lixo espalhado, etc.
É completamente inconcebível que o concelho não tenha as mesmas condições em toda a sua área.
Por mim hoje vou fazer a reclamação para a câmara.
Um bom dia para todos,
Paula
*sara
Eliminaré mesmo necessário fazer reclamações, estamos a reclamar um direito nosso, desde à sensivelmente um ano para cá que tem sido uma vergonha... é impressionante a quantidade de desculpas e bla bla que usam e o problema continua por resolver. A recolha foi feita no dia de hoje e com as pressas deles trocaram a maioria dos contentores às pessoas (ou andam a dormir ou fizeram de propósito). Enfim...