quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Autárquicas 2013 - Rir ou Chorar?

Hoje dei por mim a ler um boletim municipal do Seixal - versão do Partido Socialista- Agosto (Não oficial) e fiquei a pensar se ia rir ou chorar (a rir, claro).
Dei por mim num momento muito pouco nostálgico de quando o Pedro Passos Coelho dizia a uma criança que, caso ganhasse as eleições não ia tirar os subsídios à sua mãe e a outros cidadãos... chegou ao "poleiro" e foi exactamente isso que foi fazer com a desculpa de não saber que estava tão mal a situação económica e que não foram eles que negociaram com a Troika e bla bla novamente.
Pensei num déjà vu ao ler as PROMESSAS deste partido para as autárquicas... sim promessas e pior que isso é que quase todo o boletim é um lavar de roupa suja sobre a CDU... é nestes casos que costumo dizer... que mais vale estarem calados!
Falam que a CDU tem dívidas até às orelhas... e depois comprometem-se a TENTAR trazer o Hospital do Seixal... e eu pergunto, se não há dinheiro para manter ruas limpas vai haver para um Hospital??? Acham que ele não foi construído porque apenas não lhes apeteceu avançar?
Falam que as promessas da CDU como um plano ciclável, escola básica e jardim de infância de Santa Marta, alargamento da ponte da Fraternidade, o parque do Alto D. Ana e o Parque das Lagoas... nada foi cumprido... neste momento enquanto cidadã considero que existem coisas prioritárias no Concelho!
Falam da Jamaica e Cucena (esquecem que alguns prédios desses foram invadidos e apropriados sem autorização e acabaram por lá permanecer, a imagem deteriorante de ambos os locais e falam em realojamento das famílias... estas que na maioria não pagam impostos, não pagam na sua maioria água, gás ou luz, que vivem de uma forma que mais parecem favelas... e qualquer cidadão comum é obrigado a todo o tipo de taxas, IMI, comprar e pagar casa ao banco... e caso não se pague qualquer destes itens a casa e outros valores são penhorados e somos colocados na rua... estas pessoas são realojadas. Não me alongo mais nesta parte porque há quem defenda RSI's entre outras coisas.
As propostas para Fernão Ferro são hilariantes, erradicar de vez as lixeiras a céu aberto na Freguesia e reivindicar da autarquia meios e programas de recolha adequados... (Devem achar que fazem milagres!)
Construção do Jardim do Parque das Lagoas e do Pavilhão Polidesportivo (se não há dinheiro para limpar as ruas e a Câmara tem dívidas a transbordar, como vão fazer com que esta promessa seja cumprida??)
Asfaltagem?? mais do mesmo... Não há dinheiro!!! hello!!!
Construção do Cemitério com crematório? Devem ter uma árvore de onde andam a cair moedas...
Construção centro distribuição aguas em alta pressão e substituir condutas? Haja dinheiro para tanta ideia sem que possa ser cumprida.
Reivindicar aumento de segurança e proximidade das forças de segurança??? Esta também me vou rir, porque se o ministério da administração interna (MAI) está a fazer cortes, mal lhes pagam o que têm direito, mal têm gasolina para patrulhar, mal têm carros... querem fazer o quê? dar 5€ aos guardas e "vai meter gasolina para dar uma volta a meia dúzia de ruas"????
É TUDO propostas Impossíveis de realizar, até para os leigos (população) que têm visto o seu ordenado diminuir por cortes e mais cortes, todos os dias temos noticias de mais cortes orçamentais, que vão cortar novamente na Educação, vão fazer "despedimentos" à moda fofinha, dizendo às pessoas que recebem indemnizações para saírem dos empregos do estado, o lixo tem sido mal recolhido ou não realizado porque trabalham com menos pessoas e quem ficou faz o trabalho dele e de mais meia dúzia! ... Neste momento é o PSD em conjunto com o CDS-PP que estão no Governo e quem está a realizar os cortes e quem tem a ideia de extinguir freguesias... ACORDEM PARA A VIDA!!! PS não é diferente!
NÃO é assim que vamos avançar, estas propostas são descabidas e quem as coloca parece que anda a dormir. Enfim... eleições é mesmo isso... prometer e não cumprir.

Bom dia para todos.
Cumprimentos,
Sara

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Reunião sobre as lixeiras

Actualização dos últimos acontecimentos relativos às lixeiras a céu aberto, ao redor dos ecopontos e da recolha do lixo porta-a-porta dos resíduos domésticos.

Hoje como havia publicado, a dita reunião... teve a duração de uma hora onde estiveram presentes duas pessoas do departamento (as quais não vou mencionar no blog, por razões obvias).
Depois de muita conversa "bla bla whiskas saquetas" lool vamos ao que interessa:

Já todos nós sabemos que o país atravessa um momento muito difícil economicamente... e que estão a fazer planos de reestruturação, despedimentos etc... todos sabemos isso e todos vemos as noticias, então fiquei a saber que existiam duas pessoas a fazer a recolha dos ecopontos (o condutor e outra pessoa que era quem manobrava grua), neste momento é apenas o condutor que o faz, rua a rua, ecoponto por ecoponto, sai do camião da recolha, manobra a grua, tira a reciclagem dos contentores, volta para o camião e siga até ao próximo... resumindo, perde tempo e tempo é dinheiro! enfim.

Os senhores da recolha, que costumavam trabalhar aos sábados, fizeram contas ao seu ordenado e faziam apenas 2 sábados, parando no terceiro porque "o valor que recebiam já ia passar ao escalão de IRS seguinte e portanto não lhes compensava"... great !!! Isto está cada vez "melhor" (e com tendência a piorar!!)

A recolha porta-a-porta dos resíduos domésticos que frequentemente falham... ou por plenários ou avarias, dizem eles que as peças nem sempre estão disponíveis e demoram algum tempo a chegar... e que por isso contrataram outra empresa para que estas lacunas pudessem ser colmatadas, sempre que houvesse avarias, em substituição levariam os camiões dessa empresa (and guess what, o hilariante é sair da reunião e hoje não foi NOVAMENTE feita a recolha!!!) mais uma nota negativa!

Quanto às lixeiras a céu aberto e lixo em redor dos ecopontos, contrataram outra empresa para recolher este lixo (o que é certo é que teve uma ligeira melhoria... mas ainda estamos na ligeira)...
No mesmo âmbito a falta de civismo que origina estas situações, dois pontos fundamentais... PODEM E DEVEM fazer queixas e denúncias, sempre que presenciarem despejo de lixo nestas circunstâncias, enviando um email detalhado com a ocorrência para os serviços gerais da Câmara e se possível com imagens. Outro ponto é que não é possível nem passível a colocação de caixotes do lixo perto dos ecopontos nem perto dos que são recolhidos porta-a-porta, pois caso isso acontecesse as pessoas pagavam a taxa mas iam despejar o lixo nesses contentores e não nos domésticos e seria dinheiro desperdiçado pela Câmara (ou uma coisa, ou outra e não ambas!)

Para finalizar a denuncia que fiz, vai finalmente surtir efeito e a pessoa em questão vai ser autuada e espero que lhe sirva de lição a ele e aos que pensem fazer o mesmo...
Também foi dito que estão mais fiscais a fazer patrulha nas zonas criticas e a aplicação de coimas


Opinião geral: Sinceramente não acredito que haja mudança, a mudança tem de começar nas pessoas, na educação, na moral, bons costumes, cultura e civismo... depois disso ha que actuar a fundo na mentalidade, começar a aplicar coimas duras e é necessário que as pessoas percebam que se trata da saúde pública, que olhem à sua volta e vejam que vivem em locais limpos, onde as crianças crescem e vivem em harmonia com a natureza, que os adultos vejam um futuro bom para eles e para estas crianças que não merecem ver um mundo sujo nem tão pouco viver nele, se todos fizermos um bocadinho... muitos bocadinhos juntos fazem a diferença.

Obrigada,
Sara

P.S. amanhã será feito mais um contacto telefónico a pedir satisfações sobre a não recolha do dia de hoje... qual será a próxima desculpa???



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vivemos em algo parecido com aterros sanitários

Olá, boa tarde... novamente mais do mesmo! Agosto mês dos emigrantes, mês de férias e de mais lixo amontoado e a larga escala!!! Todos os dias passo pelos mesmos locais e já não há espanto, finalmente tiraram um dos amontoados de lixo e no dia seguinte já estava uma criança a colocar um saco preto do lixo no mesmo local (local este em céu aberto e sem qualquer caixote do lixo)... SIM uma criança!!! Começam cedo com a falta de civismo, a má conduta e falta de educação dos pais (ou outros tutores do menor).
Mas que tipo de pessoas faz isto? Despejar perto ou longe de casa, em terrenos (alguns particulares), a céu aberto, em redor de ecopontos (que estes são para r-e-c-i-c-l-a-g-e-m e não para lixo sólido urbano, restos de comida, fraldas de criança... etc)... é esta a sociedade pintada onde vivemos.
Lembro-me de estar a passar férias em ilhas espanholas e não há papeis pelo chão, dejectos de animais, lixo amontoado em lado algum!!! Todos os dias e por turnos, pessoas que trabalham na limpeza de ruas, tiravam sacos, colocavam outros novos, varriam... tudo impecável... e em Portugal é isto que não existe!!! A culpa é de todos os que sujam e dos que não limpam...e dos que nada fazem para alterar esta situação!!!
Para quando aplicar coimas ???
Para quando fiscais apanharem essas pessoas???
Para quando mais limpeza???
Para quando mais contentores???
Para onde vai tanto dinheiro dos contribuintes e taxas cobradas ???
Pois é... mas certamente a festa do avante antes de começar estará o recinto limpo e bonito para a festa, depois todo o lixo pós festa vai ser limpo rapidamente e depois temos eleições autárquicas :) e tudo é camuflado, prometido e mais do mesmo.
Amanhã irei ter uma reunião sobre este assunto e sobre o facto das recolhas porta-a-porta ou não serem realizadas por avarias (constantes) ou porque estão em plenários... e vamos ver se é "muita parra e pouca uva" ou se irá dar frutos (pelo menos explicações e ideias para resolver estes problemas).

Certamente fica prometido que eu publicarei algo sobre esta reunião.

Beijinhos

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Guerra ao lixo - actualização

Actualizando a ultima publicação sobre as lixeiras e as denuncias... de facto e como havia dito, não ia conseguir deitar a cabeça na almofada com o peso na consciência. 
Liguei para a câmara municipal denunciando as várias situações de lixo depositado junto dos ecopontos e referindo ainda o que um homem havia feito, despejando o seu lixo doméstico na rua, responderam-me que teria de informar a GNR para tratar desses assuntos porque eles nada podiam fazer, porque só os fiscais apanhando em flagrante. Ok... agarrei no telefone e foi isso que fiz, liguei à GNR e denunciei a situação, como já havia feito por email para o ministério do ambiente, para a câmara municipal e para a junta de freguesia.
A GNR prontificou-se a fazer a deslocação a minha casa para perceber melhor a situação e depois de ter explicado, dizem-me que nada mais podem fazer que ir ter com o homem e dizer que isso não se faz... nessa altura fiquei branca, como se fosse eu uma criminosa e não quem fez o despejo do lixo na rua, prejudicando a saúde pública. Disseram-me que era necessário fazer um relatório, havia muita burocracia e nem sempre conseguem que essa pessoa pague multa. Sei que eles pelo menos foram lá e falaram (com a esposa desse homem) e apenas fizeram o aviso... mas este País com condições de fim do mundo não segue em frente.
A junta de freguesia entretanto ligou e disse que a situação dos ecopontos ficará resolvida esta semana.
Vamos esperar para ver.


terça-feira, 23 de julho de 2013

A guerra do lixo continua

A saga continua e está com tendência a piorar, pergunto-me onde isto vai parar? 
Hoje fiz um email a reportar a situação à Junta de Freguesia, é impressionante como todos os dias o amontoado de lixo em redor dos Ecopontos, aumenta e nada é feito. Vi no Jornal "Comércio do Seixal e Seisimbra", semanário datado 5 de Julho 2013 N.º224, uma imagem de capa com o Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Carlos Pereira, a mostrar a sua indignação, um acto criminoso e de atentado à saúde pública. É muito bonito ver toda a dedicação do Sr. Presidente da Junta e depois ver que dia 23 Julho 2013 tudo continua na mesma, é que é mesmo lindo! Mas será que aqueles dois olhinhos na sua cara conseguiram ver bem? Parece-me que não... mas o mal é geral, pois todos têm "culpa no cartório", Autarcas, Presidentes de Câmara, da Junta, cidadãos... parece um ciclo vicioso! Começa nos que provocam e acaba nos que nada fazem e isto é maravilhoso. Soluções para resolver o problema, NADA! 
Hoje fui fazer a minha caminhada diária e vi algo que me deixou atónita... ainda não acredito na "cara de pau" que algumas pessoas têm, um cidadão comum (sexagenário), agarrou no caixote de lixo individual (e que cada morador possui, pertencente à Câmara) despejou literalmente todo o seu conteúdo num outro amontoado de lixo no outro lado da Rua Barbosa do Bocage, Fernão Ferro, onde vive e aos olhos de quem quisesse ver. MAS O QUE É ISTO???? Vivemos numa lixeira? Tudo é permitido e nada é feito? Depois pergunto-me, faço queixa dele e o que vão fazer a este criminoso repugnante? Avisam-no, vão passar.lhe uma multa... e então? ele voltará a fazer o mesmo, as multas são demasiado brandas para um crime como este. Uma coisa é certa, EU NÃO VOU FICAR SENTADA À ESPERA QUE ALGO SEJA FEITO!!! É uma obrigação, prevaricar normas é um atentado à boa conduta Humana. 
Vamos ver quanto tempo demoram a fazer alguma coisa e/ou a responder-me ao email.

Ficam aqui as imagens do que é injustificável



Local onde o Sexagenário largou o lixo



sexta-feira, 19 de julho de 2013

Guerra aberta ao lixo

Quem reside na margem sul do Tejo, já se deparou com vários Ecopontos com lixo à sua volta, sacos, caixas, etc. Vi carros da câmara a passarem, parar, tirar fotografias e passada uma semana, continua tudo na mesma.
Pois bem, depois ouvimos pessoas a dizer "como é possível não limparem as ruas?"
EU respondo, os Senhores que tiram dos ecopontos, o papel/cartão, vidros e embalagens NÃO são obrigados nem têm forma de tirar o lixo que as PESSOAS metem no chão. Custa assim tanto dobrarem o caixote de cartão e meterem dentro do ecoponto??? ou as garrafas de vidro que metem no chão e se partem em mil bocados capaz de magoar quem por ali passe e tenha a infelicidade de tropeçar e cair em cima dos vidros ou até animais cortarem as suas patas??? Despejarem literalmente LIXO ao lado do ecoponto? Restos de comida e coisas que não são para reciclar. POPULAÇÃO, tenham vergonha na cara, a rua também é vossa, autarquias o problema não está nos senhores que recolhem o lixo... mas nas pessoas que despejam lixo na rua, ao lado das casas que são dos outros... desculpem a expressão e franqueza, não são pessoas, são porcos. Inadmissivel nos dias de hoje acontecer isto, coimas demasiado leves, despejam entulho em tudo o que é lugar, chegam de carro outros saem das suas ruas e vão a outras ruas com carrinhos de mão despejar o lixo quase à porta ou em terrenos de outras pessoas... isto é o quê? República das bananas??? Falta de civismo e quando apanhamos esses porcos a fazê-lo e dizemos alguma coisa, olham para nós como quem não quer saber e ainda nos respondem de forma arrogante, "meta-se na sua vida, eu meto o lixo onde quiser"... A estes infelizes apetece esfrega-los no lixo e fazê-los engolir as miseráveis palavras que proferem e mais não digo...


Enfim, apenas um desabafo de profunda tristeza por ver esta vergonha e nada ser feito.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Os Homens são ou não todos iguais?

Estou novamente de regresso ao Blog depois de algum tempo ausente, muito trabalho e a faculdade dão cabo dos "nervos" lool
E agora finalmente chegou o tão (des)esperado VERÃO!!! yeahhhh! Muito sol, muito calor e na sequência deste mesmo tema do calor :) vamos lá à pergunta principal... Afinal, os Homens são ou não são todos iguais???
Pois, nada melhor que um post de um amigo, André Caeiro, que descreve na perfeição esta teoria e a qual eu sou plenamente de acordo... e como o verão chegou... meninas... não torrem muito os neurónios ao sol e não queiram aproveitar o verão como se fosse o último, os amores não são apenas de verão e devem ser do ano inteiro, não deve ser só numa noite de álcool para matar o calor e acabam com um desconhecido do qual nem o nome sabem mas que até dançaram a mesma musica algures num bar perto da praia. "lambusam-se" em homens que não conhecem de lado algum como se fosse um gelado no deserto, keep calm...

"Praticamente diariamente em todo o lado deparo-me com frases do género "OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS". Serão mesmo?
Quase todas as mulheres que dizem isso começam desde novas a querer "badboys". Querem os que tenham mais "swag", os que mais tempo passam no ginásio, os mais famosos do grupo dos amigos deles. E MUITOS! Uns a seguir aos outros, ou mesmo todos ao mesmo tempo! Claro que depois esses "homens" (que não passam de putos) as tratam mal, as desprezam e muitas vezes até lhes batem. E conforme elas vão crescendo, vão passando por mais "badboys" que as tratam sempre da mesma forma.
Até que chega a uma altura da vida delas em que começam a pensar que eles são todos iguais, são todos umas bestas, são todos uns brutos. Quando afinal, elas é que escolhem sempre os mesmos. E quando dão por isso, todos os rapazes/homens que elas rejeitaram por não terem swag suficiente ou não serem suficiente bonitos para elas (porque todas se julgam umas Barbies) já são casados, pais de família, fiéis, e FELIZES. Nessa altura já é tarde demais para elas e vão ter de se contentar com os "badboys" de sempre pois já não há ninguém que as queira por serem tão rodadas, e por os bons homens já não estarem solteiros.

ACORDEM, MULHERES!"



Ao autor deste texto, o meu agradecimento enquanto MULHER, por mostrar a visão de Homem sobre este assunto =)



BEIJINHOS <3

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Globos vs Cannes

Um lá e outro cá... dois grandes eventos que dão muito que falar. Pois bem... como boa Portuguesa que sou, irei claro começar por Globos de Ouro!
Melhor Actriz de Cinema: Dalila Carmo 
Melhor Actor de Cinema: Nuno Lopes
Melhor Filme: Tabu
Melhor Desportista Feminino: Dulce Félix
Melhor Desportista Masculino: Emanuel Silva e Fernando Pimenta 
Melhor Treinador: José Mourinho
Melhor Actriz de Teatro: Maria Rueff
Melhor Actor de Teatro: Henrique Feist
Melhor Peça/Espectáculo: Três Dedos Abaixo do Joelho
Revelação do Ano: Victoria Guerra
Melhor Modelo Feminino: Sharam Diniz
Melhor Modelo Masculino: Gonçalo Teixeira
Melhor Estilista: Nuno Baltazar
Melhor Grupo: Expensive Soul
Melhor Intérprete Individual: Carminho (o prémio foi recebido por João Pedro Ruela)
Melhor Música: Desfado, de Ana Moura
Prémio de Mérito e Excelência: Mário Moniz Pereira

Não fiquei muito convencida com a melhor Modelo Feminina, que apesar de achar que Sharam está no bom caminho, seria da minha parte atribuído a Sara Sampaio que sem dúvida se tem mostrado uma modelo em ascensão.
Melhor música, confesso que tive dúvidas, mas Ana Moura tem uma voz... MARAVILHOSA!!! Uma grande referência para a música Portuguesa, tal como Carminho (que apesar de não estar presente) mereceu este prémio.
A revelação do Ano, não me surpreendeu, gosto muito da Victoria tal como a Joana e penso que ambas vão ser um grande sucesso.
O prémio Mérito foi bem aplicado (apesar de ele ser sócio Nº2 do Sporting e clubismos à parte), este Sr tem um percurso fascinante desta sua passagem pela Terra, Professor, desportista, atleta, treinador e ainda autor de canções. Agora com os seus tenros 92 anos, mereceu esta homenagem!
Não quero também deixar de referir o nosso "hot jesus" (Diogo Morgado), que é a sensação neste momento além fronteiras ;)
Quanto aos nossos convidados Brasileiros, pareceu-me estarem um pouco "sem sal".

Devia ter sido acrescentado o Globo da corrupção e davam a... bem é melhor não falar de futebol hoje!

Bemmmm vamos aos vestidos!

Os melhores: Cláudia Vieria, apesar de especularem muito sobre os vestidos que ela usa e serem muito idênticos a anos anteriores, devo referir que "quem dera a muitas ter o corpo que esta mulher tem e poder dar-se ao "Luxo" de usar estas roupinhas que por sinal lhe ficam lindamente!
Ana Moura, simples, bonita e discreta! 
Aurea, o vestido branco que achei ter-lhe ficado muito bem, até o decote combina!
Andreia Rorigues, um vestido bastante "revelador" na sua abertura frontal mas, não deixa de ser um vestido bonito e que lhe assentou bem.
Inês Castel-Branco um vestido simples a combinar com o penteado, ficou maravilhosa.
Cláudia Jacques, é daquelas mulheres que... quem pode, pode! E aquele género de vestidos ficam-lhe muito bem! Sempre muito elegante.
Leonor Poeiras, interessantíssima a escolha e criatividade. 
Clara de Sousa, simples e elegante.
Raquel Strada, um clássico que fica sempre bem.
Dânia Neto, um vermelho muito elegante que lhe ficou bastante bem! As tranças no cabelo deixaram-na com um look muito fresco e com sabor a verão.

Os "desmelhores": Maria Rueff (é uma mulher bonita e podia ter (ou podiam ter) escolhido um vestido mais adequado e que a fizesse  sobressair um pouco mais.
Ana Rita Clara, um ligeiro exagero na renda.
Ana Marques, usou um vestido daqueles e a meu ver para tapar a magreza excessiva, uns kilinhos mais iam deixa-la muito melhor.
Joana de Verona, uma menina com vestido de Srª, não foi a melhor escolha.
Luciana Abreu, tentativa de Sereia versão barbie, penso que já apareceu em outras galas com melhores figurinos.
Bárbara Guimarães prometia surpreender e, não me pareceu, novamente já apareceu em outras galas com vestidos muito mais ousados, bonitos e resplandecentes.
Paula Bobone, penso que a época dos exageros e do carnaval a ultrapassam e portanto, novamente, apresenta-se de uma forma em que "estou aqui, já me viram? Sou o centro das atenções e todos vão falar de mim"... há coisas que quando são em exagero também acabam por cair no ridículo e falando nisso passo já para Castelo Branco e a sua  Betty Grafstein, que por favor... Exuberantes, extravagante e excessivos, já deviam ter juízo, mas o que querem é ser falados!

Quero apenas dizer que algumas pessoas que comentam que houve vestidos horriveis e quem os vestiu ainda estavam piores... devo dizer que, na maioria até estiveram muito bem, haja um pouco de bom senso que aquilo não será propriamente para usar e abusar a imagem do corpo e algumas têm idade para ser nossas mães ou irmãs mais velhas e não precisam de aparecer quase despidas para mostrar o valor que têm enquanto pessoas e dentro da área de trabalho em que estão inseridas. Até podiam ir com o vestido mais simples comprado até numa H&M ou Zara, que podem ser maravilhosas e lindas, não caiam é no ridículo.

Para finalizar o dito Cannes em que Eva Longoria apareceu sem cuecas... E???? é o mais natural e até em Portugal o que não faltam são as ditas Srªs do Jet Set andarem sem cuecas... a Eva não será diferente estando noutro País! Levou um vestido maravilhoso e como já havia mostrado o Peito... agora mostrou o resto eheheh, pronto vai ser notícia durante uns tempos.


Lover Creations - SP_Photography

Olá !!!
Sei que tenho andado um pouco desligada do blog, trabalhos, sessões, faculdade (época de trabalhos e exames a começar=desespero)

Bem, mas hoje decidi publicar sobre a LOVER CREATIONS (por Ana Resende).
Conhecia a marca através do FB, mas nunca tinha pedido nada, a minha falta de tempo para andar a "cuscar" ultrapassa-me e por mais que tente nem sempre é possível.
Acabei por visitar a página online FB dela e tem coisas maravilhosas (e às quais não podia deixar de fazer "publicidade" e descobri o ANEL que eu tanto queria!!!! O anel Máquina fotográfica... porque será??? loool
Entrei em contacto com ela para pedir informações sobre o mesmo e envio... et voilà!!! 2 dias depois tinha o meu tão desejado anel !!!

Sinceramente, aconselho que vejam a página dela é simplesmente maravilhosa, a Ana além de excelente profissional é super simpática, uma querida!!! (é só clicar na legenda da imagem e podem ver a página)
Aproveito para agradecer-te Ana!!! =)

Um grande beijinho

Lover Creations FB

domingo, 5 de maio de 2013

Dia da Mãe


A ti minha Mãe, agradeço todos estes anos que tens estado do meu lado, mesmo quando o nosso feitio chocava, mesmo quando ficavas chateada por não compreenderes ou entenderes o que dizia ou fazia, porque ser Mãe não é fácil e os filhos não vêm com manual de instruções e mesmo assim amas-me incondicionalmente, aprendemos a ter uma amizade só nossa e que só nós compreendemos. A ti Mãe, agradeço por seres quem és e por teres feito de mim a Mulher que sou hoje, a ti digo... AMO-TE ♥
Dia da Mãe, este em especial por ser uma homenagem à maternidade, ser mãe. Todas as mães deviam ser lembradas sim, mas não só e apenas neste dia, relembrando que (na maioria dos casos) são elas que carregam no seu ventre um filho por 9 longos meses e todos esses dias são especiais para elas, desde o momento em que o teste dá... positivo e até ter o filho nos seus braços pela primeira vez! Portanto dia da mãe, são todos os 365 dias do ano :) . Um beijinho a todas as mães e um especial... à minha! ♥

sábado, 4 de maio de 2013

Contar Histórias

Contar histórias é imaginar, pensar, reviver, sonhar, sorrir e ter aquele brilho nos olhos que transparece alegria, tristeza, nostalgia, desejo e tantos outros sentimentos.
Cada imagem é um retrato do imaginário, olhar aquele momento e relembrar como se fosse agora, é respirar e sentir aquele exacto momento, é viver sem nunca esquecer.
Os momentos deviam ser eternos, mas acabam por ser no nosso pensamento e as imagens que possuímos, são a nossa História e a representação da nossa existência.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Obrigada

Peço desculpa por andar um pouco "fugida" do blog... mas trabalhos de faculdade, trabalho e mais fotografias para editar e sessões para fazer, tem sido complicado vir aqui (e ainda não começaram os exames...)

Bem, hoje o meu post é novamente um agradecimento a todos os que têm trabalhado comigo, aos noivos, casadinho, grávidas e grávidos eheheh e aos mais bebés que apesar de terem poucos dias de vida já têm a aventura de ser modelos... LOVE IT!!! Brevemente disponíveis algumas imagens no site oficial. Beijinhos <3

quarta-feira, 3 de abril de 2013

10 coisas que eu odeio



Para quem me conhece (verdadeiramente) sabe que não gosto de algumas (muitas coisas), mas hoje o meu feitio está a queimar que nem fogo e portanto resolvi escrever sobre "apenas" 10 coisas que eu odeio, não suporto mesmo!!! Para quem não me conhece, fica a saber... outras pessoas até vão achar que se identificam com algumas delas...

10 coisas que eu odeio

1. Falsidade e hipocrisia (ok é 2 em 1)... nãooo suporto mesmo!!! óhhh mundinho de gente tão falsa e que julga conseguir enganar tudo e todos com os seus joguinhos.
2. Gente esquecida. Que todos se podem esquecer de algo, sim é verdade.... mas usar isso como desculpa para tudo, não há paciência que aguente.
3. Atrasos. É algo que não cabe em mim, tudo serve de desculpa para o atraso. Ou porque o bebé estava a comer e ainda o tiveram de preparar, ou porque os transportes "isto", ou mau tempo "aquilo"... mas uma coisa é atrasar uma vez... outra é fazer da vida um perfeito atraso! Se a pessoa já sabe que tem tendência em chegar atrasada... pode sempre começar a preparar-se mais cedo, para evitar esse tipo de situações.
4. Trânsito e empatas. Não consigo pensar no que anda tanta gente na estrada a empatar e provocar trânsito infernal. Ok, a maioria são pessoas que vão para o trabalho, mas depois vemos pessoas idosas (algumas que já não deviam conduzir e, desculpem a minha franqueza) que se levantam de madrugada para irem aos centros comerciais e serem as primeiras a entrar, mas todo o caminho vão a 10km/h porque já nada conseguem ver à frente... sim todos um dia chegaremos a essas idades, mas se não são capazes, os filhos podem fazê-lo, entidades competentes também. Outras era (na altura das taxas moderadoras gratuitas ou de baixo valor) centros de saúde e hospitais cheios e algumas pessoas lá apenas com constipações. Pois bem ADORO o serviço saúde24 e desde a subida de preço das taxas começamos de facto a ver presentes os que realmente precisam, a parte má é que essas pessoas que realmente precisam têm de pagar um valor demasiado alto.
5. Finanças e Segurança Social... São horas infinitas para sermos atendidos e em alguns casos muito mal atendidos ou pessoas que nem sabem explicar nada do que pretendemos e sempre com aquelas caras de quem não tem nada a ver com o assunto e tão pouco se preocupam seja com o que for e "acabei de entrar há 1hora e tenho de ir fazer a pausa e beber um cafézinho", para estas pessoas estarem mais atentas aos problemas penso que seria útil colocarem estes locais dentro de cafés, onde enquanto comiam o seu pastel de nata e bebessem o seu café iam atendendo alegremente as pessoas que queriam ser bem atendidas :) (fica a dica)
6. Mentiras. Como dizem os mais novos, "era uma mentira pequenina" pois bem, até as mentiras podem ser categorizadas: mentira bebé, pequenina, mais ou menos, média, grande, gigante... mas não são todas mentiras??? Desde muito jovens, começamos a ouvir que mentir é feio, quem é religioso que é pecado... mas continuam a ser proferidas mentiras das mais pequenas às maiores e algumas com graves consequências. Sou apologista da verdade, doa a quem doer, seja bom ou mau de ouvir e saber... mas é verdade e temos de saber viver com ela.
7. Política e em seguimento do ponto 6. É que já ninguém aguenta tanta mentira, tanto desemprego, tanta miséria e pobreza, tantos fracassos e mais do mesmo, continuam ricos aqueles que sempre o foram e mais pobres aqueles que viviam de forma digna. Tantas offshores, tanta fuga ao fisco, tanta coisa mal contada e continuam a ser os mesmos a pagar uma factura que não nos pertence, pois não somos nós o Povo que andamos a viver acima das nossas possibilidades, mas todos os governos que têm estado na AR, com frotas de carros novos, com ordenados luxuosos, com pensões acrescidas a esses mesmos ordenados e enquanto uns vivem com miseráveis 300€ de pensão ou subsídios de desemprego (depois de trabalharem uma vida inteira) enquanto outros que apenas estão no governo meia dúzia de anos, auferem ordenados e pensões acima de 3000€... tanta discrepância e nada feito. Vejo o meu País a afundar e infelizmente tanta indignação, não passa disso mesmo.
8.  Irresponsabilidade. Pessoas que não se preocupam em resolver os problemas sejam pessoais ou de grupo, que faz asneira ou simplesmente nada faz e com isso prejudicar quem está no mesmo "barco". Todos temos responsabilidades e temos de ser fiéis aos nossos princípios, moralidade e sermos eticamente correctos.
9. Dos fracos não reza a história. Detesto conversas negativas e detesto também quando me assombram este tipo de pensamentos... fazer frente aos problemas e resolve-los caso seja possível e se não for possível nem vale a pena estarmos a matar a cabeça com isso, seguir em frente e melhorar, para não voltarmos a errar.
10. Perder. Não gosto de perder pessoas que amo e em alguns casos sem ter tido a possibilidade de me despedir.

Fica aqui um pouco de mim... apesar de haver muitas mais coisas que não gosto/odeio... também há o reverso da moeda e há muita coisa que eu amo/adoro. Hoje ficam estes, pelo meu mau feitio de hoje :)


sexta-feira, 29 de março de 2013

E tudo o vento vai levando

Este vento desassossegado que teima em ser mais forte que qualquer lembrança assombrada presa ao presente. "O silêncio que sai do som da chuva espalha-se, num crescendo de monotonia cinzenta, pela rua estreita que fito." ; "Há um cansaço da inteligência abstracta, e é o mais horroroso dos cansaços. Não pesa como o cansaço do corpo, nem inquieta como o cansaço do conhecimento pela emoção. É um peso da consciência do mundo, um não poder respirar com a alma. Então, como se o vento nelas desse, e fossem nuvens, todas as ideias em que temos sentido a vida, todas as ambições e desígnios em que temos fundado a esperança na continuação dela, se rasgam, se abrem, se afastam tornadas cinzas de nevoeiros, farrapos do que não foi nem poderia ser. E por detrás da derrota surge pura a solidão negra e implacável do céu deserto e estrelado." (Fernando Pessoa, Livro do Desassossego, escrito por Soares, Bernardo). 
Pensamentos perdidos e tão distantes como a linha do horizonte definida por um olhar que ofusca e nos cega lentamente. 
Por cada gota de chuva que cai, anseio pelo regresso de um prado florido, pelo sol que aquece a alma e nos mantém aconchegados em memórias com a sabor a mar. Ao caminharmos pela areia recentemente tocada pela água salgada, não precisamos forçar o andar para deixar marcas no caminho que percorremos e, se olharmos para trás, algumas dessas marcas ainda se mantém lá e outras vão sendo apagadas enquanto sentimos uma leve brisa nostálgica. Dói deixarmos no passado coisas que teimamos em querer manter no presente e levá-las para o futuro, mas todos esses passos dados e mesmo os que foram apagados pelo mar, foram os mesmos que fizeram com que chegássemos onde estamos agora. Não conseguimos ter um arco-íris se não tivermos chuva, não aprendemos a andar se não cairmos e não aprendemos a amar e dar valor a sentimentos se não sofrermos.
Abrimos os olhos, noite cerrada e apenas se ouve o eco gritante do vento lá fora, da chuva a bater no telhado como sendo uma mensagem indecifrável mas a companhia é a mesma, o pensamento.

<3


  

terça-feira, 26 de março de 2013

Bolo de chocolate SOS

Hoje deu-me vontade de comer alguma coisa doce e ja não tinha nenhuma lata de leite condensado para comer à colherada LOL... e então lembrei-me de uma receita que já é bastante antiga e que serve para estes momentos, foi na aula de Fisico-Quimica e na altura achei um piadão!!!

Chamei-lhe o Bolo de chocolte SOS, porque é em momentos urgentes, em que precisamos de uma coisa doce ou porque podem ter até uma criança que vos está a gritar aos ouvidos e para toda a região ouvir que quer um bolo de chocolate...
Pois bem... o meu foi apenas porque queria um bolo, de chocolate...e que fosse rápido!!!!

Tão rápido que basta ir ao microondas... eheheheh

INGREDIENTES:

* 4 ovos
* 1 chávena de chocolate em pó (pode ser o chocolate que se coloca no leite)
* 1 chávena de água quente (ou leite)
* 1 chávena de açucar
* 1/2 chávena de óleo
* 1 chávena de farinha com fermento (ou 1 colher de café de fermento e misturar na farinha)

Misturar tudinho convém que coloque dentro de um recipiente de vidro (previamente passar por água e farinha para depois não agarrar) e que tenha espaço para crescer um bocadinho.
Levar ao microondas em potência máxima 4/5 minutos e Voilá!!! Está feito, cremoso e bem quentinho ehehe
Eu ainda fiz uma calda de chocolate para colocar por cima (de chocolate negro) e também para que o bolo não ficasse tão doce meti metade da chavena c chocolate em pó e a outra metade de cacau em pó... acrescentei tb pepitas de chocolate negro depois de estar tudo bem misturado :)
Quando precisamos de uma coisinha doce, este pode ser um miminho bem rápido e eficaz... pois nem demorou 5 minutos para ser comido ehehe por isso não há fotografia desta vez, mas prometo em breve voltar a fazer outro e meter a fotografia ;)
Beijinhos <3

P.S. Não foi preciso muito para fazer outro... antes de deitar, fiz mais um !!! eheheh assim já posso meter a fotografia... acreditem, não há nada mais rápido e fácil que este bolinho.


domingo, 24 de março de 2013

Receita Macarons (Paris)

Quando estive em Paris, o meu vicio foi comer Macarons... docinhos lindos, maravilhosos e super saborosos =D ADORO!!!! A LADURÉE foi onde eu andei a comer estes belos docinhos e provar quase um de cada (e acreditem que há mesmo muitos!!!). Andei a sondar (chatear literalmente) alguns conhecidos de França para me darem a receita (não que eu não fosse confiar nos que já foram feitos por cá).

FINALMENTE, a receita e tive a minha experiência e apesar do mito "podem não ficar bem à primeira", os meus ficaram eheheheh

INGREDIENTES (mais ou menos para 30 unidades):

130g de clara de ovo (mais ou menos 4 ovos)
90g de açúcar refinado
150g farinha de amêndoas (amêndoas trituradas - em pó)
210g de açúcar de confeiteiro
1 pouco de corante em pó (opcional)

"Dica 1": Balança electrónica será uma mais valia, pois os franceses dão muita importância às receitas e quantidades especificas da doçaria.
"Dica 2": Separar a clara e a gema dos ovos alguns dias, pelo menos dois e até uma semana, antes de fazer os Macarons, guarde as claras num tupperware fechado no frigorifico.  Este tempo de repouso faz com que a conhecida albumina do ovo perca a elasticidade,  o que facilita para batê-las em neve. Tirar as claras da geladeira uma hora antes da sua utilização. (ATENÇÃO: NÃO há risco de salmonelas? Porque o problema é a gema e tantas pessoas já comeram Macarons e ninguém teve problemas ehehehe (só dores de barriga se comermos muitos ahahaha)
"Dica 3": Utilizar sempre corante em pó, o corante líquido dá humidade à massa, o que não é bom para conseguir que a "casca" fique crocante. 



MODO DE PREPARO:

1 - Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, com um liquidificador. O objetivo é obter um pó bem fino (tem mesmo de ser) e peneirar. Aguarde.


2 - Noutro recipiente, coloque as claras de ovo e o açúcar refinado, bata as claras em neve. Durante este processo, se desejar acrescente um pouco de corante em pó (se não os Macarons vão ficar cor creme, como os meus). Três maneiras para saber que a mistura está no ponto: no batedor fica uma ponta em forma de bico; A espátula fica de pé no meio; Virar o recipiente e colocar por cima da sua cabeça, o conteúdo não pode cair (adoro este último!!! - o meu não caiu ahahaah). Se cair é porque não estava bom :p
3 - Acrescente metade da mistura que fez em 1 (farinha de amêndoas + açúcar de confeiteiro). PONTO CHAVE, misturar muito delicadamente, com uma espátula, sair do centro da massa em direcção ao exterior do recipiente, apoiando a espátula no fundo e levantando a massa ao mesmo tempo (tudo muito lentamente, cuidado). Ao mesmo tempo vamos girando o recipiente como o relógio no formato de "6 em 6 horas" (mistura delicadamente e roda das 12h até as 6h e sempre assim desta forma). 



Vá misturando, quando a primeira metade da mistura em pó já estiver misturada, acrescente a segunda metade e continue com a mesma forma de misturar. O pior é saber qual a hora de parar, que será quando retirar um pouco dessa mistura com uma espátula e levantar, tem de cair de forma fluída, se demorar para cair é porque ainda não está!!!

Se a massa ficar fluída demais os Macarons vão parecer biscoitos :( 
Se a massa não ficar fluída vão parecer suspiros
Tem de ser o meio termo!!! Uniforme e fluída q.b.


Se não ficarem bem à primeira não desanimar é ir tentanto :) mas posso garantir que é raro alguém conseguir à primeira, mas se eu consegui, com calma vocês também conseguem!!! É seguir a receita :) e os meus 30 Macarons desapareceram à velocidade da luz!!! AHAHAH

4 - Quando a massa estiver pronta, colocar mais ou menos metade num saco de confeiteiro, com um bico liso, cobrir o tabuleiro com papel vegetal e fazer bolinhas de mais ou menos 2cm de diâmetro: os seus Macarons (atenção têm de fazer as bolinhas separadas)
(pode-se usar um pouco de massa nas pontas para colar o papel vegetal ao tabuleiro, existem também tabuleiros de silicone, com o formato desenhado)


5 - Deixar os Macarons "repousarem" fora do forno entre 15 a 30 minutos. Só estão prontos para ir ao forno quando encostar o dedo (levemente) na superfície de um Macaron e o dedo não colar.



6 - Levar os Macarons em forno pré-aquecido, entre 130°C e 150°C. pode variar conforme o forno que usar. O tempo de forno também variar, apesar da "regra" serem 12 minutos e abrir o forno a meio para sair a humidade. Se tiver mais do que um tabuleiro, convém ir trocando a posição deles a cada 3 minutos. O Macaron está PRONTO quando a parte de cima estiver dura, brilhante e a parte debaixo com um “colarzinho” típico (para quem conhece é fácil perceber de imediato).

7 -Tirar do forno e deixar arrefecer. Depois disso, descolar os Macarons do papel vegetal. Separar os “pares” de Macarons segundo os seus tamanhos. 
8 - Segurar uma parte do Macaron, colocar o recheio (com um saco de confeiteiro ou uma colher de chá) unir o segundo Macaron. Coloque num prato ou bandeja e leve ao frigorífico (pelo menos 24 horas).



O recheio pode ser o que quiserem :)

- Ganache de chocolate; chocolate branco com cachaça e raspas de limão (caipirinha); Geleia, Creme de baunilha, Tulicreme (ahahah), Nutella (maravilha!)... existem milhares de recheios possíveis!!! 



O meu foi Ganache de chocolate e fiz outro com sabor a baunilha mas de cor vermelha (corante alimentar)


Espero que gostem e partilhem comigo as vossas experiências!!! Beijinhos

Aureola / "colarzinho"




quinta-feira, 21 de março de 2013

Delírios do consciente e uma gota de loucura



Delírios do consciente e uma gota de loucura, pois não existem verdades absolutas e todos têm medo de sofrer. Tentar freneticamente controlar tudo à nossa volta e tudo o que sentimos, mas isso é impossível. Vivemos em obsessão para nos proteger, desejamos controlar sentimentos, pensamentos e atitudes para não voltarmos a cair nos mesmos erros. A vida baseia-se no imprevisível, incontrolável e, às vezes, surpreendente. Não vivemos de previsões ou garantias, tudo é incerto ou tudo é como nós queremos. 


Há pessoas que não compreendem o porquê de bastar um rasto de sol, cada passo que damos é uma descoberta e cada sorriso é uma nova esperança, tudo na vida tem uma razão de ser.

Mesmo quando tudo parece não fazer sentido, deixamos que o vento nos leve, mesmo que esse não seja o caminho que idealizamos, talvez esse caminho seja o certo ou quem sabe o errado, mas se não tentarmos nunca vamos descobrir.
Sonhos guardados para recomeçar, esperança partilhada para continuar. Sara Andreia

terça-feira, 19 de março de 2013

No rasto do Sol



A noite vem às vezes tão perdida para mais uma madrugada eterna e silenciosa e quase nada parece bater certo, mas a loucura finge que é normal. São tantos os medos calados como silêncios ensurdecedores que me emaranham no mundo dos porquês. Dois olhares que se cruzam à procura de um rasto de sol, de um caminho por onde seguir e que valha a pena vivê-lo sem ter medo de errar. 
Sara Andreia

DIA DO PAI 19 MARÇO 2013

Hoje dedicado ao meu pai!
PAI, não é só hoje o teu dia, são todos desde que nos conhecemos e nos vimos pela primeira vez, após o meu nascimento, foram todos os momentos que temos e ainda vamos passar juntos, é a nossa cumplicidade, carinho e amor incondicional. É tã
o profundo o sentimento que tenho por ti e mesmo sem te dizer, sabes que te trago no meu coração, sabes olhar-me nos olhos e conhecer-me como ninguém! Obrigada por seres quem és e por teres estado sempre a meu lado, obrigada por todas as palavras, conselhos que me tens dado e amizade entre pai e filha. AMO-TE ♥

sexta-feira, 15 de março de 2013

Outro brilho

Percebi que existem situações das quais não podemos fugir e outras que devemos desistir e abrir mão do que queremos e/ou gostamos. Saber desistir é uma das grandes lições que aprendemos na vida, até porque é uma das mais duras e frustrantes. Quando precisamos desistir de algo, é porque aquilo nos impede de ir em frente, de seguir com as nossas vidas e é nessas alturas que paramos para pensar e na nossa mala da vida, levar apenas o essencial, desprender-nos de coisas que nos magoaram e que nos mantêm às escuras. No futuro vamos olhar para trás e vamos saber que valeu a pena e isso serviu para no presente saber que todo o esforço permitiu-me chegar onde estou e existe sempre um raio de sol que de certa forma nos conforta e aquece, que nos ajuda a perceber que as coisas que são importantes, são aquelas que vamos conquistando ao longo da vida, são aquelas que aos nossos olhos têm outro brilho. Ass. Sara Andreia


quinta-feira, 14 de março de 2013

Sessões Fotográficas Recém-nascidos



Hoje a publicação é dedicada à minha grande paixão, fotografar bebés recém-nascidos!
A melhor altura para fotografar um recém-nascido é até aos 15 dias após o seu nascimento, a minha preferência centra-se entre os 6 e os 10 dias... e é aqui que os pais entram em "pânico" :) mas é quando se tiram as melhores fotografias.
Quanto mais novo for o bebé mais facilmente se conseguem determinadas poses, porque o bebé nesta altura ainda é muito maleável, o leite da mãe ajuda bastante, porque o leite materno desce e o bebé fica mais satisfeito nas refeições tornando o seu sono mais pesado.
Ainda me lembro quando uma mãe, um pouco assustada, me pergunta se o bebé não se magoa nas posições em que os colocamos. De facto não! Até porque se fosse desconfortável, o bebé seria o primeiro a refilar, chorar e acordar! Usamos algumas posições que, para o bebé, são familiares, porque dentro da barriguinha da mãe, eles também se colocam em posições muito estranhas :) .
Estas sessões fotográficas são longas e requerem muita paciência, costuma ser 2 a 4 horas, com muitos intervalos pelo meio. Umas vezes para alimentar o bebé, outras para limpar "descuidos", para acalmar o choro e voltar a adormece-lo - tudo ao ritmo do bebé!
Outra situação é a temperatura, sessão de recém-nascido=calor... ando sempre com o mini aquecedor atrás de mim e sem dúvida que o ambiente tem de estar a uma temperatura bastante agradável para o bebé e que o mesmo não significa para nós adultos, chegando ao ponto de estarmos completamente a derreter e o bebé parece que está no paraíso - 26 a 32ºC será o indicado.
O ingrediente vital para este tipo de sessão é um bebé totalmente satisfeito, quente, e bem alimentado - só assim conseguimos fazer uma sessão harmoniosa. Em alguns casos, utilizei musica ambiente e noutros um som muito especial que os deixa bastante calmos, segredo de fotógrafa :D!
 Ver estes seres, pequenos, frágeis e tão perfeitinhos, faz com que me sinta, como algumas mães me chamam, "tia babada"... e sou mesmo!!! 
A todos os pais, com quem já tive o privilégio de estar presente neste momento tão importante das suas vidas, OBRIGADA! <3


terça-feira, 12 de março de 2013

Promoção Sessões Fotográficas Low Cost

Traz 5 amigas, primas e conhecidas para uma SESSÃO FOTOGRÁFICA LOW COST (realizada no mesmo dia) e a TUA SESSÃO É OFERTA! ;) 
Para isso também terás de PARTILHAR E GOSTAR da página SP_PHOTOGRAPHY (https://www.facebook.com/pages/sp_photography/214713935224294?ref=hl) tal como elas. ♥ - Válido apenas nos Concelhos de Almada, Seixal, Amora e Sesimbra, em exterior e para todas as idades! Válido de 25 de Março 2013 a 30 Abril 2013
Para mais informações: sp_photography@hotmail.com ou através de msg facebook

<3 Beijinhos <3



segunda-feira, 11 de março de 2013

Paris, Je t'aime

Fiz esta viagem em Novembro de 2012 e... adorei! Apesar de ser considerada a Cidade do Amor... fui sozinha mas não deixou de ser óptimo, isto porque consegui passear e ver quase tudo o que queria (deixei algumas coisas para poder lá voltar ehehe).
Visitei o Museu do Louvre, mas fiquei com a sensação que vi pouco (e aquilo é enorme!!!), a arte, cultura é algo que me fascina imenso. 
Fiquei fã incondicional dos Macarons de todos os sabores e das Pennes ao jantar, viciada nas lojas dos Champs Élisées, a Torre Eiffel, Arc Triomphe, Place de la Concorde, Opera, Pont Alexandre III, Seine e... o Moulin Rouge =D
Foi uma viagem maravilhosa e, apesar de ter sido feita sozinha, foi uma das melhores. Gosto desta liberdade de viajar sozinha, sem controlo de horários, ver o que quero e durante o tempo que quero/preciso, dei-me ao luxo de me sentar no Louvre e ficar a apreciar algumas obras, pareceu-me infinito esse momento e senti-me tão "no meu mundo" que nem dava pelo tempo passar.
Apesar de os tempos difíceis, da situação económica estar cada dia pior, fiz os possíveis por concretizar mais um dos meus desejos, adoro a ideia de ter o meu "porquinho" mealheiro ;)... para quem gosta de viajar, pode demorar um ano ou até mais até juntarem um pouco de dinheiro para fazerem aquela viajem que tanto desejamos e ambicionamos, pelo menos enquanto somos jovens e não temos ainda muitas responsabilidades económicas.

Sabe bem viver a vida, mas sabe melhor ainda quando tudo o que fazemos é com o nosso esforço.
Paris... um dia, volto para te reencontrar! <3





domingo, 10 de março de 2013

Bôla Doce Mirandesa

Boa noite e hoje mais uma receita do Norte, não fossem as minhas costelas Mirandesas :)
Chama-se Bôla Doce Mirandesa, que na altura da Páscoa, não falta na mesa!
Neste caso, o fogão pode ser uma óptima escolha ao invés do forno de lenha, apenas porque neste último pode queimar mais rapidamente, coziam demais e tornavam-se secas e, não é de todo o objectivo.
A Bôla não quer massa crescida, por isso difere da anterior publicação do folar transmontano.

A Bôla Mirandesa é, ao contrário da maioria dos folares doces pascais, um doce húmido, a massa, igual à do pão, mas mais fina, é intercalada com generosas camadas de açúcar e canela, que a torna bastante docinha!!! No final - e aqui é, sem dúvida alguma, onde reside a diferença - a Bôla tem de ser bem fechada  (caso contrário, todo o liquido formado irá sair e ela ficará seca no seu interior)
Ingredientes:
  • 6 ovos
  • +/- 1 kg de farinha
  • +/- 0,5 kg açúcar branco ou amarelo
  • Açúcar amarelo (a gosto)
  • Água
  • Manteiga
  • Canela
  • Fermento
  • Azeite 

Modo de preparação:
Mistura-se a farinha com a água, a manteiga derretida e os ovos, amassa-se até se obter uma massa tenra. Leveda durante cerca de meia hora. Entretanto, mistura-se o açúcar branco com o amarelo e a canela (eu prefiro usar apenas o açucar amarelo e portanto seria +/- 0,5kg em substituição do branco). Quando a massa estiver pronta é dividida em várias partes. Barrar bem a forma com manteiga e forra-se com massa. Depois, espalha-se, em porções generosas, o açúcar com canela, fazer uns fios de azeite por cima dessa porção e vai-se intercalando com camadas finas de massa até a forma ficar cheia. Aquando a última camada, fecha-se com os rebordos laterais, espalha-se açúcar branco e fazem-se furos com um garfo. Leveda meia hora e coze durante cerca de 75 minutos em temperatura 180ºC - ter atenção qual o tipo de forno onde a vai cozinhar e ir controlando.

Espero que gostem ;)